Dificuldades com a Legislação Ambiental? Conte com a Gmar!
A lei ambiental é uma das mais rigorosas existentes, principalmente no nosso país, prevendo todo tipo de cuidados que as empresas precisam ter com o meio ambiente, bem como as sanções às quais estão sujeitas, e por isso necessita da atenção de especialistas, a fim de garantir que todos os parâmetros serão plenamente cumpridos.
O primeiro ponto é o fato de que as indústrias são as responsáveis pelo tratamento da água e dos efluentes gerados em seus processos, como determina o Código das Águas, criado em 1934, o qual foi atualizado pela Lei das Águas, definindo também parâmetros específicos para que os efluentes possam ser descartados na natureza.
Além dos decretos federais, como é o caso da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), – que visa contribuir para a conscientização na gestão de resíduos industriais – alguns locais, como é o caso do estado de São Paulo, possuem também leis próprias, as quais são fiscalizadas também por seus próprios órgãos – como a CETESB, por exemplo.
A intensidade da fiscalização também é variável, e depende dos tipos de efluentes presentes no processo industrial, bem como os volumes que serão descartados.
Tudo isso deixa claro que o processo de atendimento à legislação ambiental é muito mais complexo do que parece.
Com isso, se torna evidente a necessidade de contar com profissionais que sejam especializados não apenas na gestão de resíduos, mas também nas questões legais, garantindo que todos os parâmetros sejam cumpridos na íntegra.
A equipe de profissionais da Gmar Ambiental possui pleno conhecimento das legislações vigentes, podendo garantir que as mesmas serão atendidas no processo de tratamento de efluentes da sua empresa, evitando sanções, multas e dores de cabeça.
Entre em contato conosco e conheça as soluções em sustentabilidade que podemos oferecer para a sua empresa!